Reclassificação entre Ranking
Citação de Cllebercs em 19/02/2021, 16:24Sr(as), boa tarde.
Estou precisando de um apoio de vocês, pois estou formatando um RANKING em um relatório no PowerBI onde a dinâmica é na seguinte forma.
O ranking é classificado por quantidade de ordens de manutenção em um determinado período abertas por gerência ou seja, quanto maior a quantidade de ordens abertas, pior é a classificação dentro do ranking.Esse ranking é atualizado diariamente, porém estou precisando criar uma DAX que mostra em números quantas posições uma gerência subiu ou desceu quando esse ranking for atualizado diariamente.
Exemplo:
Em um ranking de 10 posições, a gerência de manutenção tinha ontem 20 ordens abertas e se encontrava na (5) quinta posição, porém hoje ela tem 27 ordens abertas e se encontra na 10(décima) posição.Resumindo, eu preciso criar uma DAX que faça a soma das posições do ranking e me mostre quantas posições uma gerência subiu ou desceu dentro dele, levando em consideração a quantidade de ordens de manutenção abertas.
Em anexo está um exemplo que conseguir fazer no Excel, a coluna que está marcada em amarelo é a minha dificuldade.
Sr(as), boa tarde.
Estou precisando de um apoio de vocês, pois estou formatando um RANKING em um relatório no PowerBI onde a dinâmica é na seguinte forma.
O ranking é classificado por quantidade de ordens de manutenção em um determinado período abertas por gerência ou seja, quanto maior a quantidade de ordens abertas, pior é a classificação dentro do ranking.
Esse ranking é atualizado diariamente, porém estou precisando criar uma DAX que mostra em números quantas posições uma gerência subiu ou desceu quando esse ranking for atualizado diariamente.
Exemplo:
Em um ranking de 10 posições, a gerência de manutenção tinha ontem 20 ordens abertas e se encontrava na (5) quinta posição, porém hoje ela tem 27 ordens abertas e se encontra na 10(décima) posição.
Resumindo, eu preciso criar uma DAX que faça a soma das posições do ranking e me mostre quantas posições uma gerência subiu ou desceu dentro dele, levando em consideração a quantidade de ordens de manutenção abertas.
Em anexo está um exemplo que conseguir fazer no Excel, a coluna que está marcada em amarelo é a minha dificuldade.
Arquivos enviados:- Você precisa fazer o login para ter acesso aos uploads.
Citação de PauloPecanha em 20/02/2021, 03:12Boa noite Amigo, tudo bem?
Então, não tenho resposta pra tua pergunta. Eu precisei fazer algo parecido há algum tempo e depois de quebrar muito a cabeça usei uma solução alternativa. (se alguém souber fazer assim como você perguntou, por favor compartilhe ;D)
Explicando o caso. Lidei com chamados para 18 equipes. Eles tinham que gerir bem seus processos para conseguir evitar o acumulo. Tipo, precisavamos que eles tivesses o cuidado de organizar a agenda para lidar com problemas mais complexos nos momentos mais oportunos. (se eles resolvessem tratar um problema complexo numa segunda a tarde, diversos problemas menores iriam acumular gerando sobrecarga de reclamações dos clientes).
De primeira pensei em pontuar um ranking que sinalizasse o acumulado parecido com sua ideia, mas não consegui fechar uma Dax que resolvesse. E olhe q eu pesquisei muito. Acabei mudando a ótica do projeto.
Fiz assim: Negociei pra alterar o critério e colocar ranks fixos e o pagamento dos bônus de produtividades eram feitos com base na quantidade de dias que uma equipe ficou nas posições do rank.
Cada fechamento de dia gerava uma pontuação, essa pontuação enquadra a equipe no rank e por exemplo, estar no 1º lugar no rank lhes davam 10 pontos. O bonus era pago com base no acumulado mensal do Rank.
E quanto a parte visual, fica mais fácil, gerei uma matriz com os resultados das equipes usando filtro simples de ordem decrescente. Ai não era um número que subia ou descia, mas sim as equipes que subiam na própria lista. Fiz uma imagem no PS, montei a matriz por cima e conforme eles mudavam o resultados, as equipes alternavam a posição na matriz.
Não sei se deu pra entender, enfim, apenas compartilhei uma solução que criei.
Boa sorte no projeto!
Boa noite Amigo, tudo bem?
Então, não tenho resposta pra tua pergunta. Eu precisei fazer algo parecido há algum tempo e depois de quebrar muito a cabeça usei uma solução alternativa. (se alguém souber fazer assim como você perguntou, por favor compartilhe ;D)
Explicando o caso. Lidei com chamados para 18 equipes. Eles tinham que gerir bem seus processos para conseguir evitar o acumulo. Tipo, precisavamos que eles tivesses o cuidado de organizar a agenda para lidar com problemas mais complexos nos momentos mais oportunos. (se eles resolvessem tratar um problema complexo numa segunda a tarde, diversos problemas menores iriam acumular gerando sobrecarga de reclamações dos clientes).
De primeira pensei em pontuar um ranking que sinalizasse o acumulado parecido com sua ideia, mas não consegui fechar uma Dax que resolvesse. E olhe q eu pesquisei muito. Acabei mudando a ótica do projeto.
Fiz assim: Negociei pra alterar o critério e colocar ranks fixos e o pagamento dos bônus de produtividades eram feitos com base na quantidade de dias que uma equipe ficou nas posições do rank.
Cada fechamento de dia gerava uma pontuação, essa pontuação enquadra a equipe no rank e por exemplo, estar no 1º lugar no rank lhes davam 10 pontos. O bonus era pago com base no acumulado mensal do Rank.
E quanto a parte visual, fica mais fácil, gerei uma matriz com os resultados das equipes usando filtro simples de ordem decrescente. Ai não era um número que subia ou descia, mas sim as equipes que subiam na própria lista. Fiz uma imagem no PS, montei a matriz por cima e conforme eles mudavam o resultados, as equipes alternavam a posição na matriz.
Não sei se deu pra entender, enfim, apenas compartilhei uma solução que criei.
Boa sorte no projeto!