Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumGeral: MuralRelacionamento entre tabelas no P …
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Relacionamento entre tabelas no Power BI

Já se perguntou porque suas medidas no DAX não funcionam?

O Power BI é uma ferramenta magnífica. Conseguimos fazer relacionamento entre tabelas que chegamos em um nível de detalhamento que no Excel teríamos uma certa dificuldade.

Na imagem abaixo, foi criado um relacionamento entre as tabelas #produtividade_comercial e #metas, com as seguintes colunas

Metas[Equipe] * <> * produtividade_comercial[Equipe],

Metas[Fabricante] * <> * produtividade_comercial[Fabricante] e

Metas[Meta] 1 <> * produtividade_comercial[Faturamento]

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Pelas duas tabelas serem as principais (FATO), dessa maneira precisamos ter mais trabalho no DAX para conseguir chegar nos indicadores desejados.

Por ser um projeto teste, o conhecido pediu ajuda para melhorar as relações entre os números das metas e faturados, porque em alguns gráficos eles conseguiam filtrar os números e outros não.

Perguntei para ele, qual visão você precisa ter nos relatórios? E ele me disse, por Período, por Equipe e por Fabricante.

Com essas informações em mãos eu criei duas tabelas dEquipe e dFabricantes (Dimensões) para conseguir fazer o relacionamento entre as tabelas FATO. A dCalendario deixei para ele aprender um pouco sobre a Linguagem M. rsrsrsrs

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Algo que facilitou muito em meus projetos no Power BI foi entender como relacionar as tabelas FATO e DIMENSÃO, e o quanto isso pode ser usado ao nosso favor.

Exemplo disto foi o que consegui fazer nesta semana com a DRE:

Anderson has reacted to this post.
Anderson

Prezado Rafael,  estou iniciando com o power Bi e estou me deparando com a mesma situação
Não estou conseguindo fazer conversar em alguns graficos ou mesmo ate nas matrizes.
A minha base esta assim

base vendas <-> metas [representante]
base vendas <-> clientes [cod cliente]
base vendas <-> produtos [cod produto]
calendario <-> base vendas [data]

e na metas esta dividido a base
data - representante - cidade - valor da meta

Eu estou conseguindo  trazer somente a soma total.... nao consigo fazer os filtros aplicados funcionarem.....

Poderia me ajudar.

Rafael Lemos has reacted to this post.
Rafael Lemos
Citação de Anderson em 22/02/2021, 12:05

Prezado Rafael,  estou iniciando com o power Bi e estou me deparando com a mesma situação
Não estou conseguindo fazer conversar em alguns graficos ou mesmo ate nas matrizes.
A minha base esta assim

base vendas <-> metas [representante]
base vendas <-> clientes [cod cliente]
base vendas <-> produtos [cod produto]
calendario <-> base vendas [data]

e na metas esta dividido a base
data - representante - cidade - valor da meta

Eu estou conseguindo  trazer somente a soma total.... nao consigo fazer os filtros aplicados funcionarem.....

Poderia me ajudar.

Anderson,
Boa tarde!

Consegue colocar o print dos relacionamentos aqui?
Pode ser algo entre eles.